Informática e comunicação na Escola Municipal Inah Rego

  • Edilson Lima Junior Faculdade Laboro
  • Robson Everton Sousa Faculdade Laboro
Palavras-chave: Inah Rego, Tecnologias, Ensino, Aprendizagem, Informatização

Resumo

O presente artigo é um estudo de caso que busca identificar os tipos de recursos tecnológicos usados pelos professores e alunos da Escola Municipal Inah Rego bem como a frequência em que são utilizados para realizar o processo de ensino-aprendizagem na escola pública de Pinheiro-Ma.
Utilizou-se como ferramenta de coleta de dados dois questionários para os professores e para os alunos, divididas em duas partes que seriam a identificação dos mesmos e as perguntas objetivas sobre o tema. Com o objetivo de analisar o conhecimento tanto dos alunos quanto dos professores bem como a infraestrutura de meios tecnológicos oferecidos pela escola para que os mesmos tenham um maior interesse e participação na utilização destes recursos tecnológicos como: Internet, Datashow, Notebook dentre outros. Mostra que dentre o público pesquisado os alunos, uma maioria utiliza a internet fora da escola, assim como utilizam o notebook ou computadores pessoais e que a maioria do público pesquisado, alunos e professores, tem um grande interesse no uso de tecnologias de informação garantindo que está havendo uma grande inclusão no mundo digital. Por fim recomenda-se que a escola passe a utilizar o laboratório de informática, que está parado por falta de profissional, para que todos os alunos tenham acesso aos recursos
tecnológicos, pesquisa e a informatização.

Publicado
2019-11-08